Yoga-Doula
Ao serviço de qualquer mãe... antes, durante e/ou após o parto (e em qualquer momento da sua vida).

O que é a Doula?
A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Nos dias de hoje, aplica-se às mulheres que dão apoio físico, emocional e psicológico a outras mulheres antes, durante e após o parto.

Antigamente a parturiente era acompanhada durante todo o parto por mulheres mais experientes, suas mães, as irmãs mais velhas, vizinhas, geralmente mulheres que já tinham filhos e já haviam passado por essa experiência. Depois do parto, durante as primeiras semanas de vida do bebê, estavam sempre por perto, cuidando dos afazeres domésticos, cozinhando, ajudando a cuidar das outras crianças, etc.
À medida que o parto passou para a esfera médica e as famílias foram reduzindo, foi-se perdendo o contato com essas mulheres. Dentro dos hospitais e maternidades, a assistência passou para as mãos de uma equipa especializada: o médico obstetra, a parteira, a auxiliar de enfermagem, o pediatra. Cada um com a sua função bastante definida dentro do cenário do parto.
O médico está ocupado com os aspectos técnicos do parto. As parteiras passam de leito em leito, ocupando-se hora de uma, hora de outra mulher. As auxiliares de enfermeira cuidam para que nada falte ao médico e à parteira. O pediatra cuida do bebê. Apesar de toda a especialização, ficou uma enorme lacuna:
Quem cuida do bem estar físico, emocional  e psicológico da mãe que dá à luz?
E mesmo da mãe e do pai como casal, pais com um enorme desafio pela frente - seja porque é a primeira vez, ou porque já têm outras crianças?
Quem prepara a mãe para um parto humanizado, informando-a dos seus direitos, ajudando-a na planificação?

Essa lacuna pode e deve ser preenchida pela doula antes, durante e pós parto.


O que faz a doula?
Antes do parto a doula orienta o casal sobre o que esperar do parto e pós-parto. Explica os procedimentos comuns e ajuda a mulher a se preparar, das mais variadas formas, física e psico-emocionalmente para o parto.
Durante o parto a doula tem o importante papel de fazer de ponte entre a equipa médica e o casal. Decorra num hospital, numa maternidade ou em casa, a doula é quem traz calor, amor e presença ao parto. Ela ajuda a parturiente a encontrar posições mais confortáveis para o trabalho de parto e parto, ensina formas eficientes de respiração e propõe medidas naturais que podem aliviar as dores, como banhos, massagens, relaxamento, etc...
Após o parto, a doula pode fazer visitas frequentes à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto (em especial nos 40 dias após o parto).


A doula subsitui o pai ou a acompanhante?
A doula não substitui o pai (ou o acompanhante escolhido pela mulher) durante o trabalho de parto, muito pelo contrário. O pai muitas vezes não sabe bem como se comportar naquele momento. Não sabe exatamente o que está a acontecer, preocupa-se com a mulher, acaba se esquecendo de si próprio. Não sabe necessariamente que tipo de carinho ou massagem a mulher está a precisar nessa ou naquela fase do trabalho de parto.
Eventualmente o pai sente-se inibido a demonstrar as suas emoções, com medo que isso atrapalhe a sua companheira. A doula vai ajudá-lo a confortar a mulher, vai mostrar os melhores pontos de massagem, vai sugerir formas de prestar apoio à mulher na hora da expulsão, já que muitas posições ficam mais confortáveis se houver um apoio físico.


O que a doula não faz?
A doula não executa qualquer procedimento médico, não faz exames, não cuida da saúde do recém-nascido. Ela não substitui qualquer dos profissionais tradicionalmente envolvidos na assistência ao parto. Também não é a sua função discutir procedimentos com a equipa médica ou questionar decisões.


E o que é a Yoga-Doula?
É aquela que além de ser doula também é professora de yoga especializada em Yoga Pré-Natal, Pós-Natal, Mami & Baby e Casais.
Também especializada em massagens para grávidas e pós-parto.

Para além de aulas de Yoga e Massagens, a Yoga-Doula também apoia a mulher em:
- Nutrição e Ayurveda;
- Equilíbrio emocional e psicológico;
- Conselhos para uso medicinal de ervas, plantas ou especiarias;
- Serviços de apoio ao domicílio;
- Rituais Yoga-Doula ao domicílio...




Quais os serviços Yoga-Doula que ofereço?


PACOTE DOULA
Pacote Básico:
* Reunião inicial não vinculativa para nos conhecermos. Esta é uma reunião de 1 hora para os pais e Doula se encontrarem e verem se existe conexão e faz sentido. Encontrar-nos-emos num local mutuamente acordado. Se for tomada a decisão de contratar a doula após esta reunião, é pedido um depósito não reembolsável de 50%.
* Duas reuniões pré-natais.
* De plantão 2 semanas antes até 2 semanas após a data prevista para do parto.
* Suporte contínuo durante todo o parto, no local de nascimento de escolha da mãe.
* Uma visita de acompanhamento e reflexão sobre o nascimento.
* Contacto por correio, telefone ou mensagem.


PACOTE bem estar

Uma das melhores prepações para o parto é a mulher receber aulas de yoga e massagens com regularidade.

Pacote Básico:
10 aulas yoga pré-natal (grupo)
+
5 massagens pré-natal

Pacote Ouro:
10 aulas yoga pré-natal (grupo)
+
5 massagens pré-natal
+
Cerimónia Cerrada Rebozo


Pacote Diamante:
10 aulas yoga pré-natal (ao domícilio)
+
5 massagens pré-natal (ao domícilio)
+
Cerimónia Cerrada Rebozo



Serviços adicionais:
Aulas de Yoga Pré-natal
A mãe aproveita esse tempo para respirar, conectar-se com seu bebé, alongar e fortalecer a preparação consciente para o nascimento.
Preço: 25 CHF / aula de grupo 75min | 85 CHF por aula particular 75min | 110CHF / por aula particular ao domícilio

Aulas de Yoga pós-natal
Traz o bebé para a aula! Regressa à tua prática de maneira suave, sentindo as mudanças presentes após a gravidez e, gradualmente, recupera a tua força reconstruindo o teu chão pélvico.
Preço: 25 CHF / aula de grupo 75min | 70 CHF por aula particular 75min | 110CHF / por aula particular ao domícilio


Massagens durante a gravidez
Specific oil and massage techniques especially suitable for pregnant women at any stage of their pregnancy.
Very suitable for deep relaxation, release of tensions in the buttocks, lower back and back in general. Helps in blood circulation and relieves fluid retention. Allows deep hydration of the skin.
Preços: 70CHF / 60 - 75min | 90CHF / 90 - 100min (ao domicílio acresce 40CHF)



Acompanhamento e apoio Pós-Parto
Para apoio e atenção adicionais, ou um par extra de mãos durante os 40 dias pós-parto.
Preço: 200 CHF por 3 horas



Cerimónia tradicional Cerrada rebozo:
Este ritual tem origem na tradição indígena Mexicana e deverá ser feito ao final dos 40 dias pós-parto ou em qualquer outro momento da vida da mãe.
A Cerrada Rebozo é uma maneira maravilhosamente bela de honrar o trabalho duro da mãe e ajuda a fechar o seu corpo físico e emocional. No processo da gravidez e parto, uma mulher fica muito aberta ao nível físico, emocional e espiritual e pode se sentir muito vulnerável, cansada e emotiva. Devido à intensidade do trabalho árduo de trazer ao mundo o bebé, a medicina tradicional mexicada e as abuelas que trazem no sangue sabedoria ancestral, aconselham o encerramento do corpo e da mente à mulher antes dela sair do seu casulo e regressar ao mundo. Fisicamente, a Cerrada ajuda a facilitar o alinhamento dos ossos pélvicos e dos músculos do abdómen e ancas. Ao nível emocional, esta cerimónia ajuda as mulheres a se sentirem nutridas e respeitadas como mães e a se sentirem fortes novamente após a intensidade do nascimento - não só do nascimento do bebé, mas de si mesmas como mães.
  • Ritual simples
  • Ritual com banho especial de ervas antes da cerrada rebozo


Onde podes usufruir destes serviços?
Para um acompanhamento mais personalizado de Yoga-Doula deverás viver na Suíça (ou eventualmente na França).


Desejas apenas uma sessão de aconselhamento ou
algumas aulas de Yoga?

Nestes casos ofereço sessões por zoom para qualquer parte do planeta.


Estás em Portugal e gostarias de receber um Ritual?
Sim, é possível.
Para mais informações contacta-me: ana@anataboada.com.
Massagem & Tratamentos Naturais
Foi aos 23 anos que me iniciei nas massagens, mas a magia do toque sempre me fascinou. Comecei com o curso de Reiki Dinâmico, depois formei-me em Massagem Ayurvédica... muito cedo comecei a sentir-me peixe na água e não parei as minhas formações: Shiatsu, Pedras Quentes, Thai e Massagem Tibetana.
A aromaterapia, as plantas e a argila sempre estiveram como minhas aliadas. Mais tarde também vieram os cristais e a cristaloterapia, como também as vaporizações íntimas e massagens específicas para determinados fins. Como para a fertilidade, harmonização hormonal, gravidez e pós parto, reumatismo e artroses, fibromialgia e dores no corpo, menopausa, etc... Adoro preparar os meus óleos medicinais de forma ritualística ao cântico de mantras. E apoio os tratamentos com fitoenergética e plant spirit healing. Para mim a massagem não é um luxo, mas sim uma necessidade vital que todas as mulheres deveriam satisfazer pelo menos uma vez por mês.
  
Cerimónia do Cacau
Desde cedo que senti paixão pelo cacau e chocolate. Durante muitos anos ensinei a Meditação do Chocolate que faz parte do Curso online de Mindfulness em 5 Passos. Através da Astrologia Maya recordei a minha afinidade com a civilização Maya e Azteka e naturalmente a planta medicina do cacao chegou até mim. Uma planta sagrada que me convidou a uma jornada profunda de cura e despertar do meu coração... Sinto-a não só no meu coração, mas a correr pelo meu sangue. Ela vive em mim!
  
Yoga para Mulheres
Conheci Yoga aos 16 anos quando descobri uma enorme dupla escoliose. Segundo os médicos, a escoliose era tão grave que poderia me impedir de ter uma vida normal. Yoga só não me aliviou de muitas dores e melhorou muito a minha condição, mas também foi uma paixão para toda a vida!
Formei-me como bióloga e trabalhei em investigação científica durante 7 anos. Mas em 2007, desisto do meu trabalho na universidade para me dedicar exclusivamente ao Yoga e à Meditação.
Em 2005 comecei as  minhas principais formações na Escola de Yoga Integral. Certifiquei-me em Professora de Yoga e, mais tarde, em Yoga Master especializada em YogaTerapia e Vinyasa Yoga. Em 2007, certifiquei-me como professora de Yoga Tibetano e, em 2011, formei-me como Professora de Meditação Mindfulness.
Aprofundei os meus estudos de Yoga com vários professores e, nos últimos anos, recebi ensinamentos e práticas do Antigo Tao, Shakti, Yin e Kundalini Yoga adaptado às necessidades das mulheres.
  
Dança Alquímica
Kundalini Dance™ é uma prática de consciência corporal para mulheres e homens de todas as idades, níveis de experiência ou aptidão física. É uma dança alquimica ensinada em todo o mundo desde 1992 por Leolah Antara. Em Setembro de 2018 fui a Bali certificar-me nesta preciosa arte. Nesta formação, além da técnica corporal, aprendi a como usar os chakras como mapas para alquimia emocional. Para estas sessões é importante o alinhamento musical, a qualidade do som, as orientações e criar-se um espaço sagrado de alquimia.
  
Sabedoria Maya
A cosmovisão e astrologia Maia aprendi com a "irmã" Sónia Pereira da Nimaja - Casa Cultural Pré-Hispânica. Certifiquei-me como Astróloga Maia em Junho de 2017. A Sónia Pereira aprendeu esta sabedoria ancestral diretamente de sábios abuelos na Guatemala e México, onde vive neste momento. Foram os próprios sábios que lhe pediram que ela começasse a divulgar esta sabedoria, uma vez que, infelizmente, muito do que é divulgado não é sabedoria Maia original. Sou apaixonada e vibro com esta sabedoria, uma preciosa bússola que nos guia por toda a vida.
  
Yoga-Doula
Depois de concluir a minha certificação como professora de Yoga em 2009, fiz uma Especialização em Yoga para Gravidez na Escola de Yoga Integral.
Mas dez anos depois, decidi aprofundar os meus conhecimentos numa certificação em Yoga-Doula. Neste curso, recebi educação em Yoga pré-natal e pós-natal; Mami & Baby Yoga; Yoga-Birth, Yoga-Casais. Como Yoga-Doula, posso apoiar mulheres grávidas e mães com sessões de Yoga, nutrição, massagem, tratamentos naturais e ayurveda, aconselhamento emocional / psicológico.
  
Sabedoria Dakini
O budismo é minha filosofia de base e desde 1995 comecei a aprofundar a minha prática, fazendo cursos, retiros, iniciações. Em 2016 após o empowerment de Vajravahari senti uma enorme atração pelo sagrado feminino dentro da tradição budista.
Decidi, em 2018, tornar-me aluna da Tradição Magyu - a linhagem mãe do budismo tibetano.
Como sadhanas pessoais, pratico regularmente Tara Verde, Chöd, Prajnaparamita e a Mandala dos 5 Dakinis. Adoro integrar alguns dos ensinamentos / meditações nas minhas aulas de Yoga, Workshops ou Retiros.
  
Fertilidade & Ciclos Femininos
Por muitos anos, estudei e pratiquei sexualidade sagrada feminina. Quando comecei a aprofundar a cura sexual em mulheres, também surgiu um interesse na fertilidade e ciclos femininos. Ambos os temas se entrelaçam e se relacionam. Recebi práticas de diferentes tradições sobre fertilidade, sintonizadas com o ciclo lunar e adaptadas às diferentes fases da mulher. Estudei tratamentos naturais e ayurvédicos para problemas menstruais, fertilidade e menopausa. Aprofundei a fisiologia e psicologia da fertilidade segundo a anatomia subtil da mulher. Ofereço sessões de aconselhamento sobre: Ciclicidade Feminina; Terapia Menstrual; Hormonas e Emoções; Fertilidade Feminina; Métodos de Anticoncepção; Concepção Consciente; Preparação para a Menopausa...