Sobre Mim

Tímida e sonhadora, vivi grande parte da infância entre o silêncio, a natureza e um mundo interior muito vivo.
Gostava de observar. De estar entre árvores. Observar a quietude das poças de água. De imaginar, sentir e perceber aquilo que nem sempre sabia explicar.

Talvez tenha começado aí uma curiosidade que continua comigo até hoje:
compreender a vida não apenas através das ideias, mas através da experiência vivida.


Mais tarde, essa curiosidade levou-me à Biologia e à investigação científica.

Mas levou-me também muito mais longe...



Durante algumas décadas viajei e estudei em diferentes lugares do Oriente e das Américas, aproximando-me de tradições e práticas como o Ayurveda e o Yoga, o Budismo Tibetano e Mindfulness, o Tao, o Tantra e diferentes conhecimentos ligados às mulheres e à cultura Maya.
Foram muitos anos de procura, aprendizagem, prática e transformação.

Algumas dessas linguagens continuam comigo.
Outras foram ficando pelo caminho.
E muitas mudaram profundamente de lugar.

Com o tempo, fui percebendo que não precisava de reunir cada vez mais respostas ou técnicas.
Precisava de aprender a estar mais perto da experiência.

Do corpo.
Das relações.
Dos ciclos.
Da natureza.

Daquilo que não compreendo imediatamente.
E também daquilo que não precisa de ser transformado só porque é desconfortável.
Foi desse percurso que começou a ganhar forma aquilo a que hoje chamo Escuta Matricial.
Não como uma resposta final ou um método fechado, mas como uma forma de acompanhar a experiência a partir do corpo, da presença e da relação.


Hoje, o meu trabalho cruza diferentes linguagens:
a Escuta Matricial, o Ma Yoga, os estudos Maya e práticas de consciência corporal, que encontram um território comum:

aprender a habitar a experiência.

Habitar não significa permanecer sempre centrada.

Também nos perdemos.
Interpretamos demasiado depressa.
Tentamos controlar.
Procuramos respostas.
Repetimos movimentos conhecidos.

Habitar inclui aprender a reconhecer tudo isso e, pouco a pouco, encontrar novamente chão.

É também assim que procuro acompanhar as mulheres que chegam ao meu trabalho:
não oferecendo uma verdade sobre aquilo que estão a viver, mas criando condições para que possam aproximar-se da sua própria experiência com mais presença, curiosidade e discernimento.

Continuo profundamente ligada à natureza, às montanhas, ao fogo e à água, à Terra.

Gosto da dança, do movimento, do silêncio, dos trabalhos feitos com as mãos e de uma vida suficientemente simples para continuar a reparar no que acontece à minha volta.

E continuo a aprender.

Com aquilo que vivo.
Com as mulheres que acompanho.
Com os animais.
Com as relações.
Com os erros e as mudanças.
Com as perguntas que permanecem abertas.

Talvez seja essa a parte mais viva deste caminho:
não chegar a um lugar onde já sabemos, mas desenvolver intimidade suficiente com a vida para continuarmos a aprender com ela.

Se alguma coisa do meu percurso tocar o teu, não precisa de significar que os nossos caminhos sejam iguais.

Talvez seja apenas um convite para escutares um pouco mais de perto aquilo que já está a acontecer no teu.

Ana Cristina Taboada

Os Estudos Maya são leituras vivas do teu código de alma, guiadas pela sabedoria ancestral do Tzolkin, o tempo sagrado
 Áudios de meditação criados para te apoiar no teu caminho de autoconhecimento, presença e expansão espiritual
O conhecimento ancestral encontra o olhar contemporâneo abrindo caminhos de autoconhecimento e cura
Um espaço de escuta matricial — onde serás sustentada e guiada a reconhecer, acolher e transformar os movimentos internos que pedem atenção
Yoga de várias Tradições
Eu conheci Yoga aos 16 anos quando descobri uma enorme escoliose dupla. Segundo os médicos, a escoliose era tão grave que poderia me impedir de ter uma vida normal. Yoga só não me aliviou de muitas dores e melhorou muito a minha condição, mas também foi uma paixão para toda a vida!
Formei-me como bióloga e trabalhei em investigação cientifica durante 7 anos. Mas em 2007, desisto do meu trabalho na universidade para me dedicar exclusivamente ao Yoga e à Meditação.
Em 2005 comecei minhas principais formações na Escola de Yoga Integral. Certifiquei-me em Professora de Yoga e, mais tarde, Yoga Master especializada em Yoga Terapia e Vinyasa Yoga. Em 2007, certifiquei-me como professora de Yoga Tibetano e, em 2011, tornei-me Professora de Meditação Mindfulness.
Aprofundei os meus estudos com Yin Yoga e com o Antigo Tao Yoga. Podes aprender sobre este yoga feminino no Curso Yoni Yoga & Alquimia Sexual Feminina.
Guardiã dos Mistérios Femininos
Licenciei-me em Biologia à procura de mais entendimento do mundo Natural. Trabalhei em investigação cientifica por 7 anos e muitos anos mais tarde regresso à universidade para uma pós-graduação em Nutrição e Saúde da Mulher. Mas foi com as abuelas, mulheres medicina, parteiras tradicionais e guardiãs do conhecimento ancestral que recebi a essência do que procurava.
Adoro ensinar sobre a biologia do corpo feminina numa perspectiva que vai mais além da anatomia e tem em conta a fisiologia energético-espiritual. Lanço novas visões que ajudem a mulher a descolonizar o corpo e resgatar a sabedoria que vive nos seus rins, pulsa no sangue e vibra nos ossos. Podes adquirir cursos nesta área dentro do Templo Artes Alquímicas.
Budismo, Treino da mente & Emoções
Desde 2007 que estudei e pratiquei Psicologia e Filosofia Budista, assim como Meditação e Treino da mente com o Mestre Tulku Lobsang. Foram muitos os retiros e formações ao longo de 10 anos: duas formações em Psicologia Budista; uma formação em Meditação Mindfulness; muitos retiros e cursos de Treino Mental/Lo Jong, Heartfulness e Rigpa... pérolas que já fazem parte da minha vida e trabalho.
 Mas em 2014 a minha visão sobre as emoções mudou radicalmente ao ler um precioso livro de Lama Tsultrim Allione. Aprendi a sorrir para os medos e a transformá-los em aliados, valiosos ensinamentos que me abriram a novas formas de ver e viver a vida! O treino com as emoções não pára por aqui e ainda continuo a aprender ferramentas de alquimia emocional.
Sexualidade Sagrada Feminina
Desde cedo que senti um fascínio por este tema o que me levou ao Tantra Indiano e Budista.
Quando senti que necessitava de uma abordagem mais feminina tive o privilégio de encontrar práticas de Vitalidade Sexual Feminina oriundas do Antigo Tao. Aprendi Yoni Yoga com várias professoras internacionais e aprofundei os meus conhecimentos em Alquimia Sexual com práticas da Sabedoria dos Nativos da Mesoamerica, incluindo trabalho com ovo de Jadeite de Guatemala e ovo de obsidiana do México. Podes receber estas práticas aquiririndo o Curso Yoni Yoga & Alquimia Sexual Feminina e o curso de obsdiana dentro do Templo Artes Alquimicas.
Sabedoria Maya
A cosmovisão e astrologia Maia aprendi com a Sónia Pereira da Nimaja - Casa Cultural Pré-Hispânica. Certifiquei-me como Astróloga Maya pela Nimaja em Junho de 2017. A Sónia Pereira aprendeu esta sabedoria ancestral diretamente de sábios abuelos na Guatemala e México, onde vive neste momento. Foram os próprios sábios que lhe pediram que ela começasse a divulgar esta sabedoria, uma vez que, infelizmente, muito do que é divulgado não é sabedoria Maya original. Mais tarde aprofundei os estudos com Tatas Mayas da Colombia e Guatemala. Recentemente iniciei estudos de astrologia Azteca que complementa em muitos aspectos a astrologia Maya.
Kundalini-Chakra Dance
Kundalini Dance™ é uma prática de consciência corporal para mulheres e homens de todas as idades, níveis de experiência ou aptidão física. É uma dança alquimica ensinada em todo o mundo desde 1992 por Leolah Antara. Em Setembro de 2018 fui a Bali certificar-me nesta preciosa arte de alquimia. Nesta formação, além da técnica corporal, aprendi a como usar os chakras como mapas para alquimia emocional. Podes adquirir o curso de dança para os chakras raizes dentro do Templo Artes Alquímicas.
Sabedoria Dakini
O budismo é minha filosofia de base e desde 1995 comecei a aprofundar a minha prática, fazendo cursos, retiros, iniciações com vários professores e professoras.
Desde 2015 que sigo os ensinamentos da Lama Tsultrim Allione e, durante alguns anos, fui aluna da Tradição Magyu - a linhagem mãe do budismo tibetano.
Como práticas pessoais desta linhagem, pratico Tara Verde, Chöd, Alimentar os meus demónios e a Mandala dos 5 Dakinis. Podes adquirir o curso a Mandala das 5 Dakinis dentro do Templo Artes Alquimicas.
Guardiã de Cacau
Desde cedo que senti paixão pelo cacau e chocolate. Durante muitos anos ensinei a Meditação do Chocolate que faz parte do Curso online de Mindfulness em 5 Passos. Através da Astrologia Maya recordei a minha afinidade com a ancestral Civilização Maya e naturalmente a planta medicina do Cacau chegou até mim, primeiro em Bali e depois através duma sábia Mexicana. Uma planta sagrada que me convidou a uma jornada profunda de cura e despertar do meu coração... Abriu-me caminhos e trouxe-me com Ela outras plantas de poder. Sinto-a não só no meu coração, mas a correr pelo meu sangue. Ela vive em mim! Oriento uma Formação de Guardiãs de Cacau e Fogo Sagrado segundo a cosmovisão Maya e abençoada pela linhagem de Guardiãs do Cacau.
Sonhos, Morte & Rosa
Ainda no Budismo iniciei-me no trabalho dos Sonhos e da Morte, já que estão muito relacionados entre si. Mais tarde abraço profundamente com paixão e como o coração das minhas práticas. Recebo ensinamentos sobre Incubação de Sonhos do Antigo Egipto e Antiga Grécia, juntamente com iniciações da Rosa e Abelha. Aprofundo a prática com o Espelho de Obsidiana para limpeza do inconsciente e recebo ensinamentos do trabalho com os Sonhos e Morte da tradição Náhuatl dos Teotihuacanos, Toltecas e Aztecas. Podes mergulhar nos mistérios dos sonhos, morte e rosa na Escola dos Mistérios.