Diário
Terça 05 de Janeiro, 2021
Já sentes a frescura do novo ano?
Por aqui os dias são, pouco a pouco, cada vez maiores. Mas o frio aperta e o sol anda tímido.
O Inverno governa e sussurra: tem calma, abranda que ainda falta até que as cores tragam magia aos campos.
Agora a magia é outra... a magia de saber parar, recolher e sentir o aconchego do lar.
Acendem-se as lareiras e o calor convida a saber estar e a saber ser, com presença amorosa e escuta profunda.
Não é hora de mexer na Terra. Como também não é hora de andarmos muito agitados.
O movimento é para dentro... meditar, contemplar, reflectir!
TODOS OS ARTIGOS DO DIÁRIO
Terça 08 de Dezembro, 2020
Recordo-me da minha primeira viagem à Índia em 2007 quando caminhei pelos sítios mais inóspitos desta terra sagrada... Foram dois meses de grandes aventuras, descobertas e despertares. Se há algo que retenho no coração são as cores, os cheiros e os sabores intensos tão característicos de cada território indiano.
Mesmo quando andava pela India mais Tibetana, atravessando os vales Kinaur e Spiti dos majestosos Himalaias, chegando a estar a 10km do Tibete, em altitudes que o ar é rarefeito e as montanhas estão nuas, mesmo aí os sentidos despertavam.
 Talvez porque se respira mistério, sente-se ancestralidade e pisa-se terrenos de poder. Ou simplesmente porque despertou em mim uma familiaridade tão profunda que parece irreal.

Terça 24 de Novembro, 2020
“Nem só de medicina vive a mulher”, assim dizem as mulheres Muiscas.
Estas mulheres referem-se à medicina do espírito, aquela que alimenta a alma. A medicina ou nutrição que não se vê porque existe numa densidade menos pesada que o alimento sólido ou líquido (mesmo que possa ser transportada por uma água infusionada por uma planta ou um cristal).
A sua natureza é etérea, dá-nos asas para voar e ampliar a nossa consciência.
Mas não podemos voar alto sem ter raízes longas e fortes. O nosso sistema radicular é o nosso Corpo-Templo que precisa de movimento, alimentação (bem física) e descanso saudável e tudo isto adaptado a cada fase – lunar, estação ou da vida.
Os ensinamentos e prática (sadhana) da Tara Verde são o alimento espiritual, energético e emocional... mas quanto mais mergulho na Sua sabedoria, mais integro a parte espiritual com a matéria.
Terça 17 de Novembro, 2020
A Natureza é maravilhosa e nela vive tudo o que necessitamos. Paracelso dizia que “a Natureza é a medicina e somente nela os homens a devem procurar”. E ia mais longe ao afirmar “a Natureza é o mestre do médico, já que esta é mais antiga que ele e ela existe dentro e fora do homem.”
Todas as plantas são nossas aliadas verdes. Apenas temos de as conhecer bem para descobrir os seus benefícios na nossa saúde física, emocional, psíquica e espiritual.
Terça 27 de Outubro, 2020
Hoje tenho um doce miminho para ti...
Vou oferecer-te um pequeno tesouro com um poder terapêutico enorme e que, em simultâneo, é suave e subtil, o que te outorga uma ótima experiência de auto-amor/cuidado:
Vaporizações vaginais / períneo ou Bajos
É uma das minhas práticas de Auto-Nutrição/Cuidado - ou apapacho no México - favoritas e faz parte dos tratamentos que ofereço no meu Templo.
Sinto imensa gratidão por ser guardiã duma prática tão ancestral, ainda tão viva e completa.
Terça 06 de Outubro, 2020
Possivelmente já conheces o Leite Dourado, mas trago-te a minha receita e um salpico sobre os seus benefícios, assim como as suas raízes.
Aqui o Outono entrou como um furacão e, sem dúvida, esta bebida tem sido um bálsamo para o meu corpo e coração.
O Leite Dourado tem origem na Ayurveda e basta ser praticante de yoga para alguma das suas receitas, um dia, chegar às nossas vidas.
Assim que chegar, será amor para toda a vida! :)
Terça 18 de Agosto, 2020
E o que é que Matcha tem a ver com Tara Verde?
Além de verde e saudável, o chá matcha também faz parte duma cerimónia bela e graciosa japonesa.
Na minha experiência pessoal, quando pratico a sadhana de Tara Verde pela manhã, gosto de preparar a acompanhar um Matcha Latte.
Nunca bebo café porque é extremamente ácido, demasiado estimulante e pode causar, o que na Medicina Chinesa, se chama de falso yang (inquietação, agitação, nervosismo, distúrbios do sono, tonturas, sensação de calor interno; fezes secas e duras; instabilidade emocional, suscetibilidade ao stress, falta de resiliência...)
E o chá matcha é excelente um substituto do café com muitos benefícios para a saúde.
O chá matcha é vendido em forma de pó e possui um aspecto espumoso depois de preparado, além de possuir um sabor ligeiramente amargo.
12