Diário
Terça 23 de Fevereiro, 2021
O sol quentinho de final de inverno aquece o meu rosto e o meu sorriso emana contentamento interno. Uma leve brisa fresca arrepia a minha pele, os poros respiram vitalidade. Olho para os meus pés em contacto com a terra e sinto as minhas raízes a penetrar os solos profundos. O sangue pulsa dentro das minhas veias, ainda que o coração bata de mansinho. Algo vibra por todo o meu corpo e sinto-me viva!
À minha volta as primeiras flores desabrocham... prímulas, margaridas e muitas outras, incluindo as tulipas que ainda não é tempo delas, mas crescem com toda a sua força. O verde começa a predominar depois de uma longa noite fria.
Após um movimento descendente até às profundezas da terra escura, agora começam os primeiros sinais de energia ascendente.
Regresso à minha cozinha e começo a fazer alquimia preparando uma mousse de abacate com cacau puro, o mesmo que uso para as cerimónias de Cacau, mas numa quantidade inferior.
TODOS OS ARTIGOS DO DIÁRIO
Terça 26 de Janeiro, 2021
Sem fogo não há vida, crescimento, transformação, decomposição, morte e renascimento. Fogo é criação, paixão mas também compaixão e alquimia.
O fogo é o sol que dá vida, mas também esse sol que fecunda a terra e desperta o seu poder. É o magma poderoso que circula pelas veias profundas da Mãe Terra.

O fogo aquece e ilumina os nossos lares enquanto transforma os alimentos que cozinhamos... mas também são as fogueiras nas noites de lua cheias enquanto dançamos cheias de paixão e êxtase.

Não conheço tradição ancestral que não sinta um profundo respeito e devoção por este Elemento. Dentro dos nossos corpos é o nosso metabolismo e digestão.
Como energia psíquica e espiritual é a força criativa e sexual; o poder instintivo e pessoal; a compaixão e alquimia interna.
Terça 01 de Dezembro, 2020
O Yoga faz parte da minha vida desde muito cedo e a familiaridade foi imediata. Sempre me fascinou investigar sobre yoga de diferentes tradições, linhagens e estilos. Adoro movimento, mas mais ainda entender os seus efeitos físico-energético-espirituais no meu corpo.
Sempre senti o corpo como um veículo-Templo sagrado que nos permite aceder ao mais subconsciente da nossa psique e mais etéreo do nosso coração. O corpo subtil fala-nos através do corpo mais grosseiro, mas também nós podemos comunicar desde o corpo grosseiro ao mais subtil.
Entristece-me ver o quanto o yoga passou a ser tão mediático. Se por um lado chega a mais pessoas, por outro torna-se bastante mais superficial.
Dizem que é fruto da adaptação à época moderna. Pois para mim é apenas a consequência da massificação, mecanização e industrialização da espiritualidade.
Não só o Yoga sofre desse vírus, mas todas as áreas da espiritualidade, desde a meditação ao xamanismo, desde a cristaloterapia ao herbalismo...
Há um significado muito profundo na palavra Yoga que devemos entender, não apenas com o intelecto, mas mais ainda com o coração. Yoga é União...
Terça 27 de Outubro, 2020
Hoje tenho um doce miminho para ti...
Vou oferecer-te um pequeno tesouro com um poder terapêutico enorme e que, em simultâneo, é suave e subtil, o que te outorga uma ótima experiência de auto-amor/cuidado:
Vaporizações vaginais / períneo ou Bajos
É uma das minhas práticas de Auto-Nutrição/Cuidado - ou apapacho no México - favoritas e faz parte dos tratamentos que ofereço no meu Templo.
Sinto imensa gratidão por ser guardiã duma prática tão ancestral, ainda tão viva e completa.
Terça 20 de Outubro, 2020
Amo a pélvis feminina e tudo o que ela contém.
O períneo ou chão pélvico é apenas o início de uma bela história de amor.
Se frequentas ou já frequentaste aulas de yoga, pilates ou outras modalidades de exercício possivelmente já ouviste dizer vezes sem conta “contrai o períneo”.
Mas sabes o que realmente é e a importância de saber estimular corretamente esta zona na mulher?
O objectivo deste artigo é partilhar apenas um cheirinho deste tema que tanto me apaixona e que muitas vezes é subestimado ou mal aplicado.
Terça 22 de Setembro, 2020
Os seios são um portal para abrir o coração subtil - o nosso principal centro emocional - e o profundo prazer erótico duma mulher.
Nas artes taoístas femininas - que ensino no curso Yoni Yoga & Alquimia Sexual Feminina e também nas aulas de Ma-Yoga - a massagem aos seios serve para estimular as glândulas endócrinas e é um belo processo de cura do coração.
O nosso coração é o centro de amor e onde reside a fonte dos nossos sentimentos.
Mas também é a morada de muita dor, tristeza, sentimentos de separação, traição, desconfiança.
Terça 01 de Setembro, 2020
Estamos em pleno ciclo Chikchan... un ciclo forte, intenso, cheio de portais cósmicos, que nos convida a honrar o nosso corpo através do movimento e de práticas que ativam a sabedoria sagrada contida nele - a energia vital e sexual Kundalini!

Partilho um vídeo onde explico mais em pormenor o que estamos a viver e abaixo uma prática de dança sensual.
12